Prefeitura de Quaraí
 
   

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZOU GRANDE MUTIRÃO DE OFTALMOLOGIA

No sábado (07) a Prefeitura de Quaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um grande mutirão para realização de identificação de grupos para atendimentos oftalmológicos pelo SUS. Os trabalhos foram realizados em dois turnos, manhã e tarde na própria sede da Secretaria Municipal de Saúde. Esse mutirão não teve custos para o município, a verba veio através de emenda parlamentar, do Deputado Afonso Hann, com trabalho de coordenação em 2017 pela então Secretária De Saúde Luziana Castanho e da analista de sistemas Jacqueline Lutz.

 De acordo com Fabiana Saldanha, Secretária de Saúde, “através dessa triagem que foi realizada durante o mutirão, foram identificadas as necessidades específicas de cada paciente. Ao todo foram 348 atendimentos, onde foram identificados 276 pacientes com indicação somente para óculos, 54 pacientes para cirurgia de catarata, 06 pessoas para pterígio e 11 pessoas que não necessitam de nenhum tipo de procedimento”.

Foram chamadas para esse mutirão 450 pessoas e compareceram 348, deixaram de vir 102 pessoas. Segundo informações da Secretaria de Saúde, algumas dessas pessoas que não compareceram ao mutirão, já fizeram contato para justificar suas ausências.

Para o Prefeito Mario Raul “estamos muito satisfeitos com o resultado desse mutirão, pois através da identificação da necessidade pontual de cada paciente, haverá uma maior agilidade na realização dos procedimentos. Como esses pacientes já tem o diagnóstico comprovado, essa etapa de triagem já foi vencida, o que torna tudo bem mais rápido” destaca o gestor.

Ainda segundo Fabiana “nossa preocupação, tanto minha quanto do Prefeito Mario Raul, é encaminhar de uma forma mais resolutiva e rápida a solução para os problemas de cada um desses quaraienses que aguardam na fila dessa especialidade. Com esses encaminhamentos direcionados, podemos prever o orçamento necessário para custear os óculos para esses pacientes. Vale lembrar que Quaraí é o único município da região que, além da consulta, oferece de forma gratuita óculos para pacientes oftalmológicos de baixa renda atendidos via SUS.



 
 
 
 
 
 
 
 
   
    PREFEITURA MUNICIPAL DE QUARAÍ
Av. Artigas, 310 - Centro - 97560-000 - Fones: 55. 3423.1001 - 3423.1301 Quaraí - Rio Grande do Sul - Brasil infopmq@yahoo.com.br