Setembro amarelo – Mês mundial da prevenção ao suicídio.
Saúde - Sexta-feira, 01 de Janeiro de 2021

O CRAS por meio do trabalho social com famílias e indivíduos realiza acolhida pela equipe de referência, através da qual é possível identificar questões referentes a saúde mental, situações que demandam escuta qualificada e encaminhamento para a rede de saúde, visando dar seguimento ao cuidado e acompanhamento psicológico necessários.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, são aproximadamente 800 mil pessoas do mundo inteiro que tiram a própria vida, sendo a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, todos os anos ocorrem mais de 10 mil suicídios.
Diante disso, por mais que o suicídio esteja circunscrito no espaço subjetivo, seu atravessamento na vida social apresenta-se de modo diversificado para aqueles que detêm meios e recursos de acesso à saúde, à alimentação, à moradia, ao lazer e as demais instâncias para garantia de direitos básicos e promoção de qualidade de vida.
Na teoria sociológica, Durkheim (1977) aponta que quanto mais o indivíduo possui laços fortes de solidariedade a nível social, menor será a probabilidade de suicídio. Quer dizer, para além de questões individuais, o risco de suicídio está ligado com os laços sociais que conseguimos ou não fazer, pois trata-se das redes que construímos para nos ampararmos em momentos tanto de necessidade quanto para compartilhar conquistas.
Logo, sendo o suicídio um fenômeno social, demanda, por parte das equipes de referência da Política de Assistência Social, um olhar sensível e acolhedor, visto que esses profissionais se deparam constantemente com as diversas situações de opressão, negligência, abandono, violência, pobreza e os mais variados contextos de vulnerabilidades.
Dessa maneira, destaca-se a importância do trabalho da Assistência Social também para a luta a favor da prevenção ao suicídio, uma vez que sendo o PAIF um dos principais elementos da Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), possibilita, portanto, o trabalho com famílias, que proporciona o fortalecimento da função protetiva da família, a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de aquisições sociais e materiais às famílias, promoção de acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais assim como promoção de acesso aos demais serviços setoriais.
O dia 10 de setembro é a data que marca o dia mundial da prevenção ao suicídio. Você não está sozinho(a)!
Locais na rede que você pode procurar:
* CAPS Esperança (3423-3304)
* ESF da sua região
* Hospital de Caridade de Quaraí (3423-1865 ou 3423-1225)
* SAMU (192)
* Ligue 188 -> CVV (Centro de Valorização da Vida)
* Bombeiros (3423-2927)